Luz para Todos beneficia 1,6 mil pessoas na zona rural de Pernambuco

27/06/2006 - 8h16

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Cerca de 1,6 mil pessoas que vivem na zona rural dos municípios pernambucanos de Custódia, Buique e Timbaúba foram beneficiadas, nos últimos dois dias, com obras de eletrificação rural.

A iniciativa, que demandou investimentos de R$ 1,3 milhão, faz parte das ações do programa federal Luz Para Todos, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia em parceria com a Eletrobrás e governos estaduais e executado pelas concessionárias de energia elétrica, em conjunto com cooperativas de eletrificação rural.

Além de desfrutar de maior conforto com a chegada da luz elétrica, as famílias atendidas pelo programa vão poder melhorar as atividades produtivas. "Criamos gado e plantamos feijão, mas tínhamos prejuízos todo ano em função da seca. Agora, com a chegada da energia vamos poder comprar uma bomba para puxar água dos mananciais e irrigar o solo", planeja o agricultor Marcos Rogério da Silva, do município de Buique.

As instalações elétricas gratuitas nas moradias incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas. O governo federal já repassou R$ 123 milhões para viabilizar os contratos do programa que estão em andamento no estado. A meta é favorecer com eletrificação, ainda neste ano, mais 121 mil pernambucanos.

O Luz Para Todos já contemplou com energia elétrica 3,3 milhões de brasileiros. A idéia do programa, que visa acabar com a exclusão elétrica no Brasil até 2008, é levar energia para 10 milhões de pessoas da área rural, que ainda vivem com luz de velas e candeeiros.