ELEIÇÕES 2006 - Justiça autoriza criação de seções eleitorais nos territórios palestinos ocupados

27/06/2006 - 13h00

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Justiça Eleitoral autorizou a criação de até quatro seções eleitorais em Ramallah, na Cisjordânia, segundo divulgado hoje (27) na página do Tribunal Superior Eleitoral na internet.
Os brasileiros que vivem na região também querem que os títulos eleitorais sejam alterados, para que em vez de "Israel" seja escrito, no campo "país": "Territórios Palestinos Ocupados". O pedido da troca, segundo o TSE, foi encaminhado ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Cesar Asfor Rocha.

De acordo com estimativa do Cartório Eleitoral do Exterior, existem 800 brasileiros residentes em Ramallah. Ele argumentam que não teriam como atravessar a fronteira com documentos israelenses. De acordo com a legislação eleitoral, se ficarem três eleições presidenciais consecutivas sem votar, ou sem justificar o voto, os brasileiros residentes no exterior podem ter os títulos cancelados. A única opção anteriormente possível era a votação na Embaixada do Brasil em Tel-Aviv, Israel. Desde 2004, o Brasil mantém escritório de representação em Ramallah.