Rigotto pede ajuda do governo federal para venda de máquinas agrícolas

22/06/2006 - 14h39

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, pediu hoje (22) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião no Palácio do Planalto, ajuda do governo para aumentar as vendas de máquinas agrícolas produzidas no estado.

De acordo com Rigotto, com a crise na agricultura do estado nos últimos dois anos, por causa da rigorosa seca, as vendas do setor caíram drasticamente. Segundo o governador, o Rio Grande do Sul é responsável por 60% dos equipamentos agrícolas produzidos no Brasil.

Ele informou que o governo vai estudar possibilidade de uma linha de financimento para o setor no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e mecanismos de estímulo à exportação das máquinas.

Em uma cerimônia realizada terça-feira (20) em Passo Fundo (RS), o presidente Lula disse que orientou ministros para facilitarem a exportação dos produtos gaúchos. "A nós preocupa a questão da indústria de máquinas no estado do Rio Grande do Sul. Nós já orientamos o nosso ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior, a nossa companheira Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, para que a gente estude uma forma, junto à Camex, junto ao nosso setor exportador, para ver se a gente cria mecanismos próprios de exportação e facilidade em vender essas máquinas para os países vizinhos", disse.

"Não vendemos porque os mecanismos de financiamento são complicados, da nossa parte e da parte deles", acrescentou o presidente. Os ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Casa Civil, Dilma Rousseff, e das Relações Institucionais, Tarso Genro, também participaram da reunião no Palácio do Planalto.