Inscrições para vestibular de curso que formará professores indígenas terminam amanhã

22/06/2006 - 11h37

Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil

Brasília - Terminam amanhã (23) as inscrições do primeiro vestibular para formação de professores indígenas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Serão oferecidas 250 vagas para as aldeias próximas dos municípios amazonenses de Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

O objetivo é melhorar as condições de ensino para os índios, que acabam saindo das aldeias para continuar os estudos em cidades maiores.

O curso é financiado com recursos do Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos de Licenciatura para Formação de Professores Indígenas (Prolind) do Ministério da Educação.

Segundo a coordenadora do programa, Verônica Cardozo Pessoa de Carvalho, os alunos indígenas estão migrando para as cidades por falta de professores nas aldeias. "A graduação de professores indígenas será importante para dar continuidade à educação escolar nas aldeias", disse ela. "É fundamental que dentro das escolas haja professores indígenas para trazer sustentabilidade às comunidades indígenas, mantendo as tradições, a cultura e a língua", afirmou.

As inscrições podem ser feitas na sede da Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües, na aldeia Filadélfia, no município de Benjamin Constant; no Centro de Estudos Superiores da UEA, em Tabatinga; na Coordenação de Educação Indígena da Secretaria Municipal de São Paulo de Olivença; na Secretaria Municipal de Educação, em Amaturá; na Escola Estadual Pedro I, em Santo Antônio do Içá; e Secretaria Municipal de Educação, em Tonantins.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 10 de julho e as matrículas serão efetuadas nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3214-5775.