Companhias podem garantir embarques de passageiros da Varig, mas pedem concessões de vôos

22/06/2006 - 15h26

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O diretor de planejamento da BRA, Waldomiro Silva Júnior, que participa da reunião entre Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas, diz que as empresas tem condições de garantir o embarque de todos os brasileiros que estão no exterior como prevê o plano de emergência em estudo. As companhias, contudo, pedem o direito sobre as concessões de vôos internacionais da Varig, caso haja a falência da empresa. "Eu estou substituindo o vôo. Agora, para entrar no meu vôo, futuramente vai ter que comprar passagem de mim", disse.

Segundo Waldomiro, essa negociação já estaria fechada para as rotas internacionais e a situação no mercado interno ainda está em discussão. "Em relação ao mercado internacional, quem começar a operar agora, no plano contingencial, fica definitivamente com a linha. Em relação ao mercado nacional, é que ainda não é definitivo", explica. O diretor afirma que as companhias aéreas garantem que todos os brasileiros que estão no exterior consiguirão voltar ao Brasil e que todas as pessoas que tem passagem comprada na Varig vão embarcar em aviões de outra companhia para todos os destinos.

O diretor de planejamento da BRA prevê que a operação internacional não trará prejuízos para as companhias que assumissem as rotas, porque seriam investimentos para a empresa vai ficar definitivamente com o destino sem concorrência.