Empresas Gol e TAM endossam bilhetes de passageiros da Varig, diz presidente da Anac

21/06/2006 - 0h27

Brasília, 20/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, afirmou hoje (20) que as empresas aéreas Gol e TAM já se dispuseram a endossar os bilhetes dos passageiros da Varig que não puderem embarcar. E que outras companhias poderão ser chamadas para atendê-los.

Segundo Zuanazzi, está em andamento um plano emergencial para que a Varig continue operando, até que a compradora, a NV Participações, pague a primeira parcela. "Primeiro, vamos usar a capacidade ociosa das nossas empresas. Em segundo lugar, o plano prevê que a Varig opere em code share (por meio de acordos) com empresas estrangeiras. E em terceiro, a Varig fazer o seu próprio plano de contingenciamento", informou.

Zuanazzi lembrou que a NV Participações tem até quinta-feira para pagar os US$ 75 milhões correspondentes à primeira parcela do acordo de compra. "Caso o pagamento não seja feito, um plano de contingenciamento está sendo elaborado", afirmou, sem dar detalhes sobre o plano. Ele disse ainda acreditar que a empresa irá se recuperar. "Essa é uma situação que tem data e hora para terminar. Por mais que ela venha se alongando, que se dê mais um prazo, quando se faz isso é na tentativa de ver a Varig viva, voando", acrescentou.