Presidente reafirma que Brasil será referência mundial na produção de biocombustível

20/06/2006 - 19h45

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar hoje (20) que o Brasil será referência mundial na produção de biocombustível. Lula fez a afirmação em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, onde participou do lançamento da pedra fundamental da primeira usina de biodiesel financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"O mundo vai ter que se curvar diante do Brasil, quando se trata, não apenas de futebol ou de carnaval, mas também de energia renovável, de combustível renovável. Nós somos extremamente competitivos", disse ele.

A usina BSBIOS deverá entrar em operação em 2007. A capacidade prevista é de 100 milhões de litros de biodiesel anuais. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, cerca de quatro mil agricultores familiares do estado fornecerão matéria-prima para a usina. A soja, a canola e o girassol serão as oleaginosas usadas na produção do combustível renovável.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, o investimento previsto para a indústria é de R$ 40,9 milhões, sendo R$ 28,1 milhões do BNDES. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros da operação