Lula acompanha no Paraná primeiro teste industrial para produção de H-Bio

20/06/2006 - 6h45

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha, hoje de manhã, a realização do primeiro teste industrial da tecnologia desenvolvida pela Petrobras para a produção do H-Bio, novo tipo de óleo diesel resultante da mistura de óleos vegetais (de soja ou outros) com petróleo. A cerimônia ocorre às 10h45 na Refinaria Getúlio Vargas (Repar) em Araucária, cidade do leste paranaense distante 27 quilômetros de Curitiba.

Antes, em companhia dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, Lula assiste à coleta da amostra de óleo diesel obtido por meio do novo processo. Inédito no mundo, o processo de refino do H-Bio será detalhado pelo presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, em uma entrevista coletiva às 8h30, antes da chegada da comitiva presidencial à Repar.

Depois dos discursos e de um almoço com funcionários da refinaria, Lula deixa o Paraná com destino ao Rio Grande do Sul, onde desembarca às 15h50 no aeroporto de Passo Fundo. No município conhecido como Terra de Gente Boa, ele lança a pedra fundamental da BSBios -Industria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil -, primeira indústria de biodiesel do país a ter financiamento aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel.

A previsão é de que a unidade comece a funcionar em 2007, com expectativa de produzir 100 milhões de litros de biodiesel ao ano. No processamento do combustível serão usados a soja, o girassol e a canola cultivados por cerca de 4,1 mil agricultores familiares em cerca de 100 municípios gaúchos.

O presidente Lula e comitiva permanecem no distrito industrial de Passo Fundo até às18h30, quando viajam para Brasília. O desembarque na Base Aérea está previsto para as 21h20.