Exportações são tema de nova publicação do BNDES

20/06/2006 - 19h24

Rio, 20/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou hoje (20) uma nova publicação, o Boletim do Desenvolvimento, cujo tema de estréia é Por que crescem as exportações brasileiras.

O boletim, segundo o presidente da instituição, Demian Fiocca, não tem periodicidade fixa, mas pelo menos nos primeiros meses deverá ser lançada uma edição a cada semana. A próxima abordará o mercado de crédito, informou o chefe da Assessoria Econômica, Ernani Torres.

Fiocca afirmou que a publicação deve contribuir para o diagnóstico sobre o futuro do Brasil e lembrou a "longa tradição" da instituição em participar do debate que "resulta na formulação de políticas públicas". O lançamento do boletim faz parte das comemorações dos 54 anos de fundação do BNDES, comemorados hoje.

Sobre o tema da primeira edição, o estudo do economista Fernando Pimentel Puga publicado no boletim defende o esforço das empresas brasileiras que conseguiram elevar as exportações, com ganhos significativos de participação no comércio mundial, como a causa do crescimento do comércio exterior nos últimos anos. Puga esclarece que o Brasil não está preso à exportação apenas de minério de ferro e produtos agrícolas. "Somos bem mais do que isso. O país exporta aviões, veículos, exporta máquinas e equipamentos", lembrou.

Para o presidente do BNDES, "as exportações do Brasil andaram melhor do que apenas a maré mundial mostrava". Ele acrescentou que o estudo publicado no boletim "mostra, contrariando opiniões muitas vezes repetidas, que o Brasil aproveitou sim, aproveitou bem e aproveitou mais do que a mera maré levaria a fazer – aproveitou por méritos próprios o crescimento do comércio mundial".