Comissão do Senado aprova indicação para diretoria do departamento nacional de transportes

20/06/2006 - 18h52

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado Federal aprovou hoje (20) o nome do engenheiro Luiz Fernando de Pádua Fonseca para assumir o cargo de diretor ferroviário do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (Dnit). A indicação foi aprovada por 17 votos; houve uma abstenção.

Fonseca foi indicado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e apresentado aos parlamentares do Senado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para que assuma o cargo, o plenário da Casa precisa confirmar a decisão da comissão, mas a data ainda não foi definida.

"Quero dizer que me sinto preparado para exercer o cargo para o qual fui indicado, caso seja aprovado. É fato que o desafio é grande quanto à adequação e expansão do setor ferroviário por parte do Dnit. Entretanto, sinto-me motivado a assumi-lo", disse aos parlamentares.

Na reunião no Senado, Fonseca afirmou que, se assumir a função, vai apoiar a implementação de novos trechos ferroviários por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e a criação do Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias para resgatar o conhecimento e promover o desenvolvimento da engenharia ferroviária.

No período de 2006 a 2009, segundo ele, estão estimados investimentos de R$ 11 bilhões. Desse total, o governo federal deverá investir R$ 4,5 bilhões no setor.

Atualmente, Fonseca é coordenador geral Ferroviário do Dnit, órgão ligado ao poder Executivo, que é responsável pela implantação de ações de gerenciamento dos projetos de obras de construção, recuperação e ampliação de rodovias, ferrovias, portos e hidrovias.