Aneel autoriza reajuste de tarifas em companhias elétricas

20/06/2006 - 18h33

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas de três distribuidoras de energia. As informações foram divulgadas hoje (20) pela agência reguladora.

A partir do sábado (24), a Copel Distribuição, do Paraná, pode aplicar um aumento de 1,44% na cobrança dos consumidores de alta tensão (indústrias). O reajuste para as tarifas residenciais (consumidores de baixa tensão) deve baixar em 12,71%. A Copel atende 3,7 milhões de unidades consumidoras em 396 municípios do estado.

Também foi autorizado o aumento nas tarifas da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Cenf), do Rio de Janeiro, e da Companhia Força e Luz Cataguazes Leopoldina, de Minas Gerais. Os novos valores para as duas empresas entram em vigor com data retroativa ao último domingo (18).

A Cenf, que atende 83.440 unidades consumidoras no município de Nova Friburgo, terá de baixar em 8,51% o valor cobrado para residências, e poderá aumentar em 9,12% o valor para indústrias.

A Cataguazes, responsável por 320.136 unidades consumidoras em 69 municípios da Zona da Mata mineira e no município de Sumidouro, no estado do Rio de Janeiro, poderá aumentar as taxas tanto para residências (13,94%) quanto para as indústrias (23,67%).

Segundo a assessoria de imprensa da Aneel, qualquer alteração no índice de reajuste das distribuidoras está prevista no contrato de concessão de reajuste tarifário uma vez por ano. Essa mudança é calculada de acordo com fórmula também prevista no contrato de concessão.