Governo anuncia expansão e atualização do Bolsa Família no Distrito Federal

18/06/2006 - 17h08

Alesandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Distrito Federal terá 20 mil famílias a mais incluídas no Programa Bolsa Família. A informação é da secretária nacional de Renda e Cidadania do ministério, Rosani Cunha. O resultado da atualização cadastral de todo o país será divulgado nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O Distrito Federal é considerado uma das regiões onde há defasagem no Programa. Hoje, apenas 54% das 96 mil famílias que têm direito ao benefício recebem o dinheiro. De acordo com Rosani Cunha, as novas famílias serão incluídas ainda neste mês. A expectativa é atingir 80% das famílias do DF.

A secretária explica que o baixo número de famílias até então alcançado se deve a diferenças entre o programa federal e os programas locais. Uma das regras diferentes é o fato de que, no programa distrital Bolsa-Escola, é necessário residir há pelo menos cinco anos no Distrito Federal para ter direito ao benefício. "Isso fazia com que o DF fosse mais lento na inclusão de famílias",explica.

Em todo o país, 9,3 mil famílias recebem a ajuda. A expectativa era de que, até o final do ano, 11,1 famílias sejam beneficiadas. O investimento federal, em 2006, é de R$ 8,6 bilhões.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em maio, ainda há 2 milhões de famílias em situação"grave de insegurança alimentar", ou seja, não têm garantia de acesso a alimentos de qualidade com regularidade e em quantidade suficiente.