Mais de 6,8 milhões de crianças foram vacinadas contra paralisia, diz prévia do ministério da Saúde

11/06/2006 - 11h22

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A primeira parcial divulgada pelo Ministério da Saúde sobre o resultado da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) mostra que, em todo o país, foram imunizadas mais de 6,8 milhões de crianças com até cinco anos de idade. O número equivale a 40% da meta estipulada pelo ministério, de imunizar 17 milhões de crianças entre zero e cinco anos. A primeira fase da campanha ocorreu ontem (10) e a segunda deve ser em 26 de agosto.

As informações foram colhidas nas secretarias estaduais de Saúde até às 17 horas de ontem pela Secretaria de Vigilância em Saúde. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, novos dados começam a ser repassados somente amanhã (12).

A primeira parcial supera os resultados colhidos em 2005, quando o primeiro levantamento da campanha, feita em 11 de junho, apontou a imunização de 25,78% das crianças brasileiras entre zero e 5 anos de idade.

Para a campanha de 2006, foram mobilizados 340 mil profissionais em 117 mil postos espalhados pelo país. O ministério comprou 26,6 milhões de doses da vacina contra a pólio, o que representou um investimento de R$ 10,1 milhões. Além disso, o governo federal repassou R$ 6,2 milhões aos estados e municípios para a operacionalização da campanha.