Governo do Rio lança quarta-feira pedra fundamental de refinaria petroquímica do estado

11/06/2006 - 15h31

Rio, 11/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - O governo do Rio lança, na próxima quarta-feira (14), em Itaboraí/São Gonçalo, a pedra fundamental da refinaria petroquímica do estado. O empreendimento resulta de parceria entre a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o grupo Ultra e representa um investimento de US$ 6,5 bilhões.

Segundo o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, "é o maior investimento da história do Rio de Janeiro", Em entrevista à Agência Brasil, Victer disse que a obra deve gerar cerca de 200 mil empregos na cadeia produtiva direta e indireta do Estado, contribuindo para atrair outras empresas para a região, o que elevará o potencial de postos de trabalho a ser criado.

"É uma refinaria petroquímica, diferente das outras, que vai processar petróleo pesado e transformar em produtos petroquímicos", informou Victer.

Apesar de responder por 83% da produção nacional de petróleo, o estado do Rio refina apenas 12% desse petróleo. Victer informou que "o Rio vai passar a processar 25% do petróleo pesado mas, na realidade, com a nova refinaria e com o pólo gasquímico, ele vai ser o principal centro de produtos petroquímicos do Brasil".

Victer que a refinaria é fruto de uma grande mobilização popular sobre a importância do empreendimento para o estado. O secretário participou, na tarde de hoje, no Macaranã, de uma partida de futebol que reuniu artistas e convidados para comemorar a vitória da campanha "A refinaria é nossa".