ELEIÇÕES 2006: Geraldo Alckmin iniciou carreira política aos 20 anos de idade, como vereador

11/06/2006 - 10h10

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba (SP), em 7 de novembro de 1952. Formado em Medicina, entrou para a vida política em 1972 e, com 20 anos de idade, foi o vereador mais votado em sua cidade natal, pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

No primeiro mandato, Alckmin tornou-se presidente da Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Quatro anos depois, em 1976, foi eleito prefeito da cidade e ocupou o cargo por seis anos. Em 1982, elegeu-se deputado estadual e, quatro anos depois, candidatou-se a uma vaga na Câmara Federal pelo PMDB. Eleito, foi vice-líder da bancada na Assembléia Nacional Constituinte, instalada em 1987. Em 1988, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Alckmin foi reeleito deputado federal em 1990. Segundo a página oficial do PSDB na internet, naquele mandato, o atual candidato à presidente apresentou o projeto do Código de Defesa do Consumidor. Também foi autor de um dos projetos que se converteram na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), relator do projeto que se transformou na Lei de Benefícios da Previdência Social e do projeto de lei que facilita e disciplina a doação de órgãos para transplantes.

Nas eleições de 1994, foi eleito vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada por Mário Covas, falecido em 2001. Em seguida, foi nomeado presidente do Conselho Diretor do Programa Estadual de Participação da Iniciativa Privada na Prestação de Serviços Públicos e na Execução de Obras de Infra-Estrutura.

Em 1996, ainda como vice-governador, assumiu a presidência do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (PED). Alckmin chegou a assumir interinamente o Executivo paulista por cinco meses, em 1998, quando Covas licenciou-se do cargo para disputar a reeleição.

Com a vitória de Covas, Alckmin assumiu o segundo mandato como vice-governador, mas licenciou-se do cargo em 2000 para concorrer à prefeitura de São Paulo. Derrotado, tornou-se governador após a morte de Mário Covas. Em 2002, coligado com o PFL, foi eleito governador de São Paulo, cargo em março deste ano para concorrer à Presidência da República.