Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio - O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,21% no primeiro decêndio (período de dez dias) do mês de maio. No mesmo período do mês anterior, houve deflação de 0,43%.
Os gastos com alimentação, saúde e cuidados pessoais estão entre as principais causas do crescimento do indicador no início deste mês. Os dados, divulgados hoje (12) pela Fundação Getúlio Vargas, mostram que houve aumento nos quatro índices que compõem o IGP-M.
O Índice de Preços por Atacado (IPA), que corresponde a 60% da composição total do indicador, variou 0,17% no período; no mesmo período de abril, o índice ficou negativo em 0,69%. A maior alta foi no subgrupo matérias-primas brutas, que passou de uma deflação de 2,31% nos primeiros dez dias de abril para 0,81%, influenciada pelo aumento no preço do milho (5,45%); soja (0,98%) e aves (1,70%).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), responsável por 30% do IGP-M, teve alta de 0,19 ponto percentual, passando de 0,03% para 0,22%. As maiores contribuições foram o aumento de preços dos grupos alimentação que passou de –0,83% para –0,13%; e saúde e cuidados pessoais, que subiu de 0,41% para 1,04%. No caso de transportes, houve queda de 0,64 ponto percentual, passando de 1,14% em abril para 0,50% em maio.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que representa 10% do IGP-M, também sofreu alta, ficando em 0,45% em maio frente 0,14% no mesmo período de abril. De lá para cá, houve aumento de 0,31% no subgrupo materiais e serviços, que ficou estável no mesmo período de abril. O custo da mão-de-obra variou 0,60% entre os meses de abril e maio frente a variação de 0,31% na apuração anterior.
O IGP-M é uma referência do mercado financeiro e mede o comportamento dos preços para famílias do Rio de Janeiro e de São Paulo com renda mensal de um a 33 salários mínimos. O levantamento leva em conta os preços praticados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Os preços para o cálculo desta prévia foram coletados entre 21 e 30 de abril.