Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio - Para algumas crianças e adolescentes, a escola costuma ser o único local onde a prática esportiva é possível. No entanto, em muitas cidades, nem mesmo os colégios contam com áreas para o esporte. No Norte e Nordeste mais da metade das escolas não possui instalações esportivas, como ginásios, quadras e equipamentos.
A constatação está na Pesquisa de Esporte - Governo do Estado, divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo foi realizado em parceria com o Ministério do Esporte, com base em dados de 2003.
Entre as regiões brasileiras, apenas a Sul e a Sudeste estão acima da média nacional (58,1%), registrando 67% e 64,9% das escolas com instalação esportiva, respectivamente. A região Centro-Oeste empata com a média nacional e as regiões Norte (29,1%) e Nordeste (31,6%) ficam abaixo desse índice.
Segundo a pesquisa, "embora o quadro esportivo na rede estadual de ensino fosse bem melhor do que o da rede municipal – na qual apenas 12% das escolas possuíam instalação esportiva -, ainda pode ser considerado elevado o número de escolas públicas estaduais sem infra-estrutura física para a prática esportiva".
O Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com o maior número de escolas púbicas estaduais com pelo menos uma instalação esportiva. A média do Mato Grosso do Sul (83,2%) é superior à média nacional. Logo depois, estão estados de São Paulo (82,8%) e do Mato Grosso (80,3%).
Para Raphael Zaremba, presidente da organização não-governamental VemSer - Esporte & Psicologia, a prática esportiva orientada traz inúmeros benefícios. A VemSer promove atividades esportivas com meninas de 8 a 18 anos, em parceria com escolas da rede pública do Rio de Janeiro.
"O rendimento acadêmico melhora, assim como as notas do boletim escolar. Recebemos elogios da direção das escolas sobre o comportamento das meninas em sala de aula. Algumas delas viram representantes de turma e até líderes de grêmio estudantil", conta Zaremba.
"Há também melhoras subjetivas, como aumento de auto-estima e da autoconfiança, maior capacidade de se lidar com as diferenças e desenvolver trabalhos em equipe."