Ministra abre 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

23/04/2006 - 21h08

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra Marina Silva abriu nesta noite a 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que reúne até sexta-feira (28), em Luziânia (GO), cerca de 600 estudantes de 11 a 14 anos. O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi representado na solenidade de abertura por Ricardo Henriques, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.

Temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, e diversidade étnico-racial serão discutidos durante o encontro, em atividades conduzidas por 70 integrantes dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente de todos os estados e também por 20 facilitadores internacionais.

Como resultado, eles vão elaborar a Carta das Responsabilidades, a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (27), após a Caminhada pelas Responsabilidades, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante as oficinas previstas na Conferência, a Carta será transformada em linguagem de rádio, publicidade, hip hop e jornal.

Na etapa preparatória, a conferência envolveu mais de 12 mil escolas, nos 26 estados e no Distrito Federal, mobilizando cerca de 4 milhões de participantes em torno do lema Vamos Cuidar do Brasil. Durante o ano letivo de 2005, o debate foi estimulado nas escolas do ensino fundamental e em comunidades quilombolas e indígenas, em assentamentos rurais e com meninos e meninas em situação de rua.