Porto Alegre, 23/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal e a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) firmaram acordo de cooperação, durante o Fórum Internacional Software Livre, para dar início a um projeto de estímulo ao uso de soluções livres na administração pública.
O acordo também permitirá formar um acervo que será disponibilizado à sociedade em geral. Com a assinatura de uma carta de intenções, a prefeitura municipal de Itajaí (SC) passou a fazer parte da iniciativa inédita, envolvendo software livre e o setor público.
Segundo o gerente de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe, o objetivo é reunir esforços para tornar a iniciativa de Itajaí um exemplo para o software púbico brasileiro. "Com o acordo, queremos envolver outros municípios na criação de um modelo de disponibilização de software para as prefeituras", disse Meffe. Ele explicou que a meta é tornar o software um bem público, obedecendo às prerrogativas legais do país. "Desta forma, todo cidadão terá o direito de acesso às soluções desenvolvidas pelo governo".
Outro destaque do fórum foi o kit de Informática Básica com Software Livre, composto por manual do aluno, manual do professor e planos de aula. Ele é resultado do trabalho desenvolvido pela empresa de transportes Soul, de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, e da ProDesk, empresa de consultoria e treinamento ligada ao projeto BrOffice.org.
"O laboratório de Informática da Soul foi totalmente estruturado com software livre e idealizado para capacitação, tanto dos colaboradores da empresa, quando da comunidade carente do município de Alvorada", informou o coordenador de documentação do projeto BrOffice.org e autor do material didático, Gustavo Pacheco.
De acordo com Pacheco, até o final deste ano está prevista a capacitação de mais de 350 jovens carentes. "Pretendemos também viabilizar apoios corporativos e colaborativos, para que o projeto tenha sustentabilidade para continuar o desenvolvimento do material, que estará disponível para download no site do projeto BrOffice.org".