Brasília - Representantes de 14 estados brasileiros participarão, amanhã (24) e terça-feira (25), em Belo Horizonte, do 2º Seminário Internacional de Ouvidoria de Polícia, para discutir a relação entre polícia e comunidade, e o controle externo sobre as instituições de segurança. O encontro é resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e a Ouvidoria de Polícia de Minas Gerais.
Durante o seminário, os ouvidores de polícia discutirão ainda questões sobre policiamento comunitário, formas de influência social sobre a função policial e fatores que interferem no desvio de conduta policial.
Na abertura, às 10 horas, o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, participará do debate sobre Controle Externo da Atividade Policial, ao lado do titular da Inspeção Geral da Administração Interna de Portugal, José Manuel Ribeiro de Almeida.
O encontro é resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e a Ouvidoria de Polícia de Minas Gerais. Até o final do ano passado, 14 estados já haviam implantado ouvidorias de polícia, com apoio da Secretaria.
Com informações do Ministério da Justiça