Amorim participa de reunião de chanceleres do Caribe

23/04/2006 - 8h27

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viaja hoje (23) à tarde para a ilha de Granada, no Caribe, onde participará, como convidado, da Reunião dos Chanceleres da Comunidade do Caribe (Caricon).

Segundo o chefe do Departamento da América do Norte/Central e do Caribe do Itamaraty, Gonçalo Mourão, na viagem, o ministro everá assinar acordos de cooperação com Granada nas áreas saúde, agricultura e defesa civil. "Essas três áreas são as que eles têm mais necessidade e em que o Brasil pode oferecer ajuda", afirmou Mourão.

Ele disse que as reuniões da Caricon sempre contam com a presença de observadores e, desta vez, o convite foi feito ao Brasil. "O convite ao Brasil foi para uma conversa informal, mas certamente serão trocadas informações sobre a realidade internacional e sobre temas da região caribenha e também americana, como o Haiti", explicou.

Sobre o Haiti, Mourão informou que a conversa de Amorim com os 14 chanceleres dos países caribenhos será mais para "troca de impressões e sugestões, para saber o que fazer agora, que o Haiti terá um novo governo democraticamente eleito". De acordo com o diplomata, com isso, torna-se mais necessária ainda a cooperação internacional em território haitiano.

Outro tema que deve ser também também discutido pelos chanceleres é a reincorporação do Haiti à Caricon. "Com a queda do presidente [Jean-Bertrand] Aristide, o Haiti havia sido suspenso da Comunidade do Caribe", explicou Mourão.

Ele disse que os chanceleres deverão conversar ainda sobre a cooperação do Brasil com os estados da região. "O Brasil tem hoje embaixadas em pelo menos sete países do Caribe, e isso tem aumentado muito nosso intercâmbio, cultural, comercial e político com esses países", disse.