Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil
Brasília - Com o objetivo de reduzir o número de produtos pirateados e contrabandeados no país e conscientizar a população sobre a importância da defesa da propriedade intelectual, o Ministério da Justiça lançou hoje (16) campanha com o lema "Pirata, Tô Fora! Só uso original".
O ministro Márcio Thomaz Bastos destacou que o fundamental é prevenir, ao contrário de reprimir: "Comprar um produto pirata não é um ato de esperteza, é um crime. Comprar um uísque pirata é bobagem. Conscientizar é o que se está fazendo no Brasil e acredito que essa luta será vitoriosa".
Em anúncios e material educativo como cartilhas e adesivos, a campanha, segundo o secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, Márcio Gonçalves, visa a "levar aos consumidores, as maiores vítimas da pirataria, o conceito de que quem compra um produto pirata não está levando vantagem".
Dados do Conselho revelam que no ano passado as apreensões de produtos contrabandeados na fronteira com o Paraguai aumentaram em 130%, que o comércio ilegal foi reduzido em 60% e que US$ 87 milhões em produtos ilegais foram tirados de circulação. "Os resultados obtidos em 2005 demonstram que esta é uma maneira inteligente de combater o crime da pirataria, hoje conhecido como o crime do século, já que movimenta mundialmente mais recursos que o narcotráfico", afirmou Gonçalves.
Ele lembrou ainda que a prática da pirataria "gera bilhões de reais em sonegação de impostos, elimina milhares de empregos formais e ainda serve de fonte de financiamento para quadrilhas organizadas que atuam no roubo de cargas, tráfico de drogas e de armas".
A campanha será desenvolvida pelo Ministério da Justiça em parceria com Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita) e a Comissão Parlamentar Antipirataria do Congresso Nacional. O pré-lançamento da campanha foi feito durante o Carnaval, em Recife, Salvador e no Rio de Janeiro.