Passeatas e atos de protesto marcam Dia Internacional da Mulher em Pernambuco

08/03/2006 - 11h01

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O Dia Internacional da Mulher está sendo marcado em Pernambuco por passeatas, atos de protesto e reivindicações. Isso porque do início do ano até agora 72 mulheres foram assassinadas no estado, conforme levantamento divulgado pela Polícia Civil.

A Federação das Instituições Sociais e Escolas Alternativas escolheu o segundo jardim da orla marítima de Boa Viagem, na zona sul da cidade, para promover uma manifestação em homenagem póstuma a essas mulheres. Foram fincadas na areia cruzes brancas com os nomes das vítimas mais recentes de homicídio. No mesmo local, será celebrado um culto ecumênico.

De acordo com Luciana Araújo, coordenadora da instituição, a idéia do ato é incentivar as mulheres vítimas de violência a denunciar os agressores. "Para isso é preciso que o poder público disponibilize alternativas de geração de emprego e renda, cooperativismo. Só assim as mulheres poderão ter seu próprio sustento e se libertar da submissão à violência dos companheiros".

A prefeitura do Recife lançou hoje, na maternidade Barros Lima, no bairro de Casa Amarela, a cartilha "Viver sem violência, um direito da mulher". Uma passeata está programada para sair da Câmara Municipal às 16 horas. As manifestantes pretendem caminhar até o palácio do governo.

Em Olinda, o Dia Internacional da Mulher será comemorado até sexta-feira (10), com palestras e exposições, tendo como enfoque o combate à violência contra o sexo feminino.