Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Aposentadoria para as donas de casa. É o que pedem mulheres de todos os estados brasileiros, reunidas hoje (8) na Marcha das Donas de Casa realizada na Esplanada dos Ministérios neste 8 de março.
De acordo com a coordenadora do movimento, Isabel Freitas, elas querem a regulamentação de parágrafos do Artigo 201 da Constituição Federal que diz que os trabalhadores sem renda que trabalham exclusivamente dentro de casa têm direito à aposentadoria. Ela espera que cerca de 4 mil mulheres devem participar da manifestação.
A dona de casa Sebastiana Altina veio da cidade mineira de Uberlândia, para participar da marcha. Além do trabalho de sua casa, ela lava roupas para ajudar no sustento da família. Dona Sebastiana acredita que o trabalho das donas de casa não é valorizado e que essa realidade precisa mudar. "A mulher que não trabalha com carteira assinada, trabalha em casa cuidando da família, do lar, do marido e dos filhos para eles irem ao trabalho, esse serviço não é valorizado. E é isso que queremos".
No início da tarde um grupo de 40 donas de casa com representantes de todos os estados brasileiros devem entregar ao presidente da República em exercício, José Alencar, um abaixo assinado com 1,8 milhão de assinaturas cobrando o direito à aposentadoria.