Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - Em sessão administrativa na noite de hoje (2), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram adiar para as 14h30 de amanhã (3) a reunião em que analisarão a manutenção das resoluções sobre a verticalização das coligações partidárias e a prestação de contas dos candidatos às eleições gerais deste ano, marcadas para o mês de outubro.
A verticalização obriga os partidos a repetirem, nos estados, as alianças feitas nacionalmente para a disputa à presidência da República. No dia 8 de fevereiro, o Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que prevê o fim da obrigatoriedade dessa verticalização das coligações. Amanhã será retomado o julgamento da consulta feita pelo Partido Social Liberal (PSL) sobre o assunto, interrompido no início de fevereiro.
Hoje, foram aprovadas sete instruções normativas para as eleições de outubro, entre elas a que prevê que a divulgação das pesquisas eleitorais seja facultativa. Todas as pesquisas devem ser registradas no TSE (no caso de eleição presidencial) e nos tribunais regionais eleitorais (nas eleições federais e estaduais) até cinco dias antes de sua divulgação.