Após reunião com Lula, candidato à presidência do Peru diz que lutará por integração

02/03/2006 - 21h11

Brasília, 2/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - O candidato à presidência do Peru Ollanta Humala, do Partido Nacional Peruano, afirmou ao deixar o Palácio do Planalto, onde se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se for eleito lutará pela integração entre os países da América do Sul – também uma das prioridades do governo Lula.

Segundo o candidato, a reunião com o presidente brasileiro foi "bastante positiva" e serviu para compartilhar experiências comuns aos dois países. Humala informou que pretende dar prioridade, ainda, ao combate à pobreza e ao desemprego, e a mais investimentos em educação.

Indagado sobre o acordo de livre comércio que o presidente do Peru, Alejandro Toledo, pretende assinar com os Estados Unidos, o candidato fez críticas. Ollanta Humala considerou "improcedente" a atitude de Toledo e afirmou que o assunto precisa ser mais discutido no país, para não gerar futuras polêmicas.

Faltam menos de dois meses para as eleições presidenciais no Peru. Humala é um dos três candidatos que têm a preferência dos eleitores – os outros dois são Lourdes Flores e o ex-presidente Alan Garcia.