Volume de cheques sem fundo cresceu 24% em janeiro, diz Serasa

02/03/2006 - 18h03

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Cresceu em 24,2% a quantidade de cheques devolvidos no país por falta de fundos em janeiro deste ano, segundo balanço divulgado divulgado hoje (2) pela Serasa, empresa privada de consultoria financeira. Em janeiro de 2006, foram computados 19 cheques sem fundo a cada mil compensados, ante 15,3 cheques devolvidos em janeiro de 2005.

Em relação a dezembro a inadimplência por cheques diminuiu 5.5%, segundo a Serasa. Apesar disso, a quantidade de cheques sem fundos em janeiro deste ano ficou acima da média registrada em todo o ano de 2005, que foi de 18,9 cheques devolvidos a cada mil compensados. O recorde histórico do indicador, criado em 1991, é de 20,8 devoluções a cada mil compensados, registrado em março do ano passado.

Segundo a Serasa, a inadimplência por cheques tende a ser alta em razão de ter a preferência dos comerciantes, que optam receber com cheques pré-datados a trabalhar com crediário ou cartões de crédito, que implicam pagamento de tarifas de serviço. Além desse fator, pesaram no resultado de janeiro o maior comprometimento da renda dos consumidores com o pagamento de taxas municipais, estaduais, educação e a expansão do crédito aliada a altas taxas de juros.