Recife, 2/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 11.708 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Gerência Recife, que abrange a capital pernambucana e mais quatro municípios da região metropolitana, poderão ter o benefício suspenso a partir de abril.
Segundo o gerente do INSS, Francisco Travassos, o benefício deverá ser suspenso porque os aposentados e pensionistas não se recadastraram no prazo de três meses, estipulado pelo instituto, a contar de outubro do ano passado.
A chefe da gerência executiva do INSS em Pernambuco, Lindaura Lacerda, informou que 79% dos convocados foram aos bancos para regularizar a situação cadastral. Ela disse que os faltosos ainda podem participar do censo previdenciário, mas a liberação do pagamento só será feita em um prazo de 72 horas.
Na segunda fase de recadastramento, que teve início ontem (1) e vai durar 90 dias, 701.859 pernambucanos precisarão comparecer aos bancos onde recebem os benefícios para preencher o formulário de atualização de dados.
O gerente regional do INSS em Pernambuco, Francisco Alencar, não há dificuldade na segunda etapa do processo: "É simples. Basta levar um documento com foto e comprovante de residência". Os que quiserem se antecipar podem fazer a regularização do cadastro, já a partir de agora.