Ministros da cultura árabes e sul-americanos se reúnem na Argélia para discutir cooperação cultural

02/02/2006 - 16h38

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes de 36 países árabes e sul-americanos estão reunidos de hoje (2) até amanhã na Argélia para participar da primeira reunião de ministros da Cultura da Cúpula América do Sul - Países Árabes. O encontro, que acontece na capital Argel, é um desdobramento da Cúpula América do Sul- Países Árabes, realizada em Brasília, em maio do ano passado.

O secretário-executivo do Ministério da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, vai co-presidir a reunião, junto com a ministra da Cultura da Argélia, Khalida Toumi. Entre os temas a serem discutidos estão a ratificação da Convenção para Proteção e a Promoção da Diversidade Cultural, da Unesco, aprovada em outubro último e a realização de jornadas culturais para promover Argel como a Capital da Cultura Árabe de 2007.

Também será discutida a criação de uma biblioteca árabe sul-americana, com sede em Argel, que deve funcionar como centro de integração de acervos bibliotecários e arquivisticos sul-americanos no mundo árabe. Além disso, deve ser criado no Marrocos um instituto de pesquisas sobre a América do Sul.