Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - Duzentos e quarenta mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vinculados ao Banco do Brasil (BB), dentre os 640 mil convocados, ainda não fizeram seu recadastramento. A informação é do gerente-executivo da Diretoria de Governo do BB, Arnaldo Machado.
Machado explicou que para fazer o recadastramento é preciso ter pelo menos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o documento de identidade, mas "o ideal é que o segurado tenha também um comprovante de endereço, o título de eleitor e o cartão do PIS/Pasep", informou. No caso de procurador, além dos documentos do mesmo, são necessários os documentos originais do segurado, informou o gerente.
Machado acrescentou que cada banco é responsável pelo recadastramento de seus recebedores. Ele informou que nessa primeira etapa estão sendo convocados os registros anteriores a 1994, por isso, só devem se apresentar à rede bancária, os segurados que receberam a notificação do INSS por meio de correspondência do banco, em casa ou no informativo do caixa eletrônico.
Quem não fizer o recadastramento dentro do prazo pode não receber o dinheiro da aposentadoria. "Após o dia 24, os segurados poderão continuar fazendo o recadastramento, mas eles ficam sujeitos a suspensão de benefícios", alertou, acrescentando que o segurado pode ser atendido em qualquer agência do país e o serviço é gratuito. De acordo com ele, o processo demora cerca de três minutos.