Para OAB, nova sede do Tribunal Superior do Trabalho vai melhorar atendimento ao público

01/02/2006 - 20h17

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) inaugurou hoje (1º) sua nova sede. O presidente do órgão, Vantuil Abdala, destacou que a obra é resultado do esforço do governo federal, do Congresso Nacional e do governo do Distrito Federal.

Abdala destacou os avanços da justiça trabalhista como o julgamento de mais de 50,387 milhões de ações. "Ora foi incompreendida (justiça do trabalho) por empregadores; ora foi criticada por empregados; o que é próprio de um órgão do Poder Judiciário: não agradar a ambas as partes em um julgamento. Ruim é se só um dos lados fosse sempre o descontente".

Ele citou ainda que a justiça trabalhista determinou o pagamento de mais de R$ 6 bilhões a trabalhadores em 2005 e recebeu cerca de dois milhões de ações nos últimos anos. Para Vantuil Abdala, os números mostram a contribuição do Judiciário trabalhista na distribuição de renda e a confiança do cidadão no segmento.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, destacou que a reforma do Judiciário, que aumentou as competências do TST, fortaleceu esse órgão. Para o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, a nova sede vai melhorar o atendimento ao público. Já o procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros, disse que a nova sede permitirá aos ministros refletirem com mais tranqüilidade sobre as ações trabalhistas.

A nova sede do TST é composta por três blocos e gabinetes para os 27 ministros do tribunal. O custo da obra foi de quase R$ 203 milhões.