Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio – A prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e a CEG, concessionária fluminense de distribuição de gás natural, devem apresentar amanhã (02) o primeiro ônibus que vai circular na região desenvolvido com tecnologia Flex Diesel/Gás, que utiliza simultaneamente óleo diesel e gás natural.
A experiência é inédita no país, até então o projeto só havia sido realizado em nível experimental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Segundo informações da assessoria do governo do estado, o ônibus apresenta uma tecnologia que possibilita a modificação de motores diesel, originais de fábrica, para operar simultaneamente com o gás natural.
Na avaliação do secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, além do pioneirismo do projeto, a iniciativa pode representar um maior ganho para o meio ambiente e para o consumidor que utiliza o transporte coletivo. "Temos que avaliar como o ônibus funcionará e qual o desempenho em condições severas de trabalho. Certo é que a utilização do gás natural no transporte público poderá no futuro resultar em uma economia no preço da passagem para o consumidor", disse.