Governo autoriza amanhã construção de nova linha ferroviária no Espírito Santo

23/01/2006 - 19h45

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa amanhã (24), às 11 horas, no Palácio do Planalto, da solenidade em que será autorizada a construção de uma nova linha ferroviária no Espírito Santo. Segundo o Ministério dos Transportes, a Variante Litorânea Sul da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), terá 165 quilômetros e ligará os municípios de Cariacica e Cachoeiro do Itapemirim.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, a linha existente entre Argolas, em Vila Velha, e Cachoeiro do Itapemirim, atenderá à crescente demanda por transporte de cargas na região. Com investimento previsto de R$ 700 milhões, a obra deve gerar cerca de mil empregos.

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o diretor-presidente da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Roger Agnelli, também participam do evento.

O Ministério dos Transportes informou que o investimento será realizado pela Vale, controladora da FCA, e pelo governo do Espírito Santo. As obras serão iniciadas após aprovação das licenças ambientais e do projeto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. O novo trecho atenderá principalmente o transporte de produtos siderúrgicos, celulose, rochas ornamentais e cimento.

A construção da ferrovia vai acabar com a circulação de trens de carga nos municípios da região metropolitana de Vitória. Além de reduzir o índice de acidentes, a medida vai diminuir o tráfego de caminhões nas estradas e, conseqüentemente, o gasto atual com a manutenção das rodovias. A Litorânea Sul vai proporcionar ainda a criação de um novo pólo industrial no Porto de Ubu, aumentando a atividade econômica e a geração de empregos na região.

A malha ferroviária Centro-Leste, administrada pela FCA, passa por sete estados brasileiros e pelo Distrito Federal. Maior ferrovia do país em extensão (7.840 quilômetros de linhas), é também o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, mantendo, hoje, uma frota atual de 11.138 vagões e 468 locomotivas, que transportam soja, produtos siderúrgicos, calcário, ferro gusa, cimento, bauxita, produtos petroquímicos e derivados de petróleo. Em 2004, a FCA transportou 25,4 milhões de toneladas de cargas.

O sistema ferroviário brasileiro tem um total de 29.706 quilômetros, concentrando-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, e atendendo parte do Centro-Oeste e Norte do país. Cerca de 28.800 quilômetros são operados por concessionárias que, nos últimos três anos, realizaram investimentos da ordem de R$ 3 bilhões na expansão e modernização da malha.