Funai exonera sertanista responsável por índios isolados no país

23/01/2006 - 17h15

Aloisio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O coordenador-geral de Índios Isolados da Diretoria de Assistência da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sydney Possuelo, foi exonerado do seu cargo. A portaria, publicada hoje (23) no Diário Oficial da União, foi assinada pelo secretário executivo do Ministério da Justiça. O sertanista criticou declarações do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, publicadas pela imprensa.

O presidente da Funai já havia negado por meio de nota oficial que tivesse questionado o direito à terra dos indígenas brasileiros em entrevista à imprensa. No documento divulgado, a Funai diz que o "equívoco" foi propagado "em razão de interpretações sensacionalistas". De acordo com matéria publicada pela agência de notícias internacional Reuters, Gomes afirmou que os "índios têm terra demais".

O sertanista exonerado era reconhecido pela defesa dos direitos indígenas. Em 2004, recebeu uma homenagem da The Royal Geographical Society (Sociedade Real Geográfica), fundada em 1830, na Inglaterra. Possuelo, que também já foi presidente da Funai no início da década de 90, recebeu o prêmio por sua contribuição "ao meio ambiente e aos direitos humanos" e pelos resultados apresentados nos últimos 40 anos de dedicação à causa dos indígenas.