Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil
Porto Alegre – Começa amanhã (24), na cidade Barra do Chuí, que pertence ao município de Santa Vitória do Palmar (RS), na fronteira do Brasil com o Uruguai, o 1º Acampamento Binacional, evento paralelo ao Fórum Social Mundial, que ocorre entre os próximos dias 24 e 29, em Caracas, Venezuela.
De acordo com o prefeito Claudio Fernando Brayer Pereira (PT), a expectativa é que 10 mil pessoas participem do evento, que está sendo organizado pelo Instituto Mário Alves (IMA), de Pelotas, em parceria com Organizações Não-Governamentais, sindicatos, associações, movimentos sociais e agrários do Brasil e do Uruguai. A prefeitura de Santa Vitória do Palmar será responsável pela infra-estrutura e organização logística do encontro. O governo federal vai participar por meio dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e da Eletrobrás.
As discussões do evento, cuja abertura está prevista para as 18 horas, vão se concentrar em quatro eixos temáticos: lutas e alternativas políticas ao capitalismo; culturas e comunicação; relação entre poder, democracia e Estado; e diversidade étnica entre os povos das Américas.
Na praça central da cidade será instalado um telão para transmissão, direto de Caracas, dos principais eventos do Fórum Social Mundial. As oficinas e palestras acontecerão do lado brasileiro e também em Barra del Chuy, no departamento uruguaio de Rocha, outro lado do arroio que marca a fronteira dos dois países.
Na sexta-feira (27), às 13 horas, está prevista a realização de uma assembléia Binacional dos Movimentos Sociais, no Parque de Eventos, no Chuí, com a participação de brasileiros e uruguaios. O acampamento termina no próximo domingo (29).