Caixa oferece em leilão 134 imóveis no Rio

23/01/2006 - 10h25

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Caixa Econômica Federal espera vender os 134 imóveis que serão oferecidos em leilão hoje (23), a partir das 12h, no Rio de Janeiro. Segundo o gerente de Alienação de Bens Móveis e Imóveis da Caixa, Antônio Carlos Carnout, os imóveis podem ser arrematados com valores inferiores aos de mercado.

Com preços que variam entre R$ 5 mil e R$ 180 mil, os imóveis se localizados em várias áreas do estado, como Araruama, na Região dos Lagos, e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Na capital, é possível encontrar imóveis no Caxambi, na zona norte, e na Barra da Tijuca, zona oeste.

Os interessados vão entregar propostas em envelopes fechados, contendo o valor do lance, o número do item e a forma de pagamento. As unidades residenciais podem ser adquiridas à vista ou com financiamento da própria Caixa, que pode ser de até 100% do valor do imóvel, ou de outra instituição bancária. Recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também podem ser usados na compra.

De acordo com o gerente da Caixa, a inadimplência de compradores de imóveis financiados pela instituição é a principal causa das licitações que vêm sendo promovidas mensalmente. "A inadimplência nesses casos vem diminuindo ao longo dos anos, mas ainda sobram alguns imóveis que são retomados por falta de pagamento".

Carnout alerta, no entanto, que a maioria dos imóveis está ocupada. "Neste caso, o comprador vai ter que utilizar os meios legais para obter a reintegração de posse". Segundo ele, se houver interesse, o comprador pode se beneficiar de um convênio da Caixa com o Sindicato dos Corretores de Imóveis no Rio de Janeiro (Sindimóveis) para receber assessoria jurídica.