Bruno Bocchini
Enviado especial
Campinas (SP) - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) firmou, na tarde de hoje (23), convênio com a prefeitura de Campinas para ampliação do Banco de Alimentos da cidade. Pelo convênio, assinado pelo ministro Patrus Ananias e o prefeito Hélio de Oliveira Santos, o ministério destinará R$ 110 mil ao programa para aquisição de novos equipamentos.
"Estamos consolidando no Brasil, ao lado das políticas públicas de assistência social, como o Bolsa Família, um sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. E o Banco de Alimentos de Campinas faz parte dessa política pública", assinalou o ministro.
Em setembro de 2005, o Banco Municipal de Alimentos de Campinas foi um dos 45 selecionados em todo o país para receber recursos do ministério. Segundo a prefeitura de Campinas, no ano passado, o banco de alimentos obteve recorde na arrecadação: coletou 197,8 toneladas, volume superior aos dois anos anteriores, quando as doações somaram 165,7 toneladas.
O banco, gerido por um conselho formado por representantes do poder público, de empresários e organizações não governamentais (ONGs), atende na cidade 134 entidades assistenciais e benefica cerca de 30 mil pessoas.
O programa Banco de Alimentos visa combater a fome por meio da recuperação de alimentos desperdiçados, mas adequados ao consumo. O banco recebe de produtores e do comércio local doações de alimentos que, por razões variadas, estão impróprios para comercialização, embora adequados para consumo humano.
Os alimentos são analisados, selecionados, classificados e embalados, e então repassados a instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que produzem e distribuem refeições gratuitamente a indivíduos em situação de insegurança alimentar.
Com os novos recursos, a prefeitura pretende comprar empilhadeira elétrica, refrigerador industrial, lavadora de alta pressão, escada de alumínio, guarda-roupa de aço, armários de aço, balança eletrônica, módulo de mesa de aço, lixeira, calculdora de mesa, caixa plástica, embalagens plásticas e contêineres.