Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A inflação na capital paulista manteve na semana do Natal a tendência de desaceleração verificada desde o início do mês, segundo a pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). A pesquisa foi divulgada hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), no Rio de Janeiro.
Segundo o Ibre, o IPC-S da terceira semana do mês foi de 0,14%, depois de ter fechado em 0,23% na segunda semana e em 0,26% na primeira. A queda já se registrava no final de novembro, quando o IPC-S caiu de 0,48% para 0,42% da terceira para a última semana do mês. De acordo com o instituto, "a classe de despesas que mais contribuiu para a desaceleração do índice foi Alimentação, cuja taxa passou de 0,84% para 0,26%(...) Dos 20 itens componentes do subgrupo Gêneros Alimentícios, 12 apresentaram redução em suas taxas de variação".
A tendência de desaceleração inflacionária na cidade de São Paulo havia sido identificada também pelo IPC apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A fundação registrou uma taxa de inflação de 0,18% na primeira e na segunda semana de dezembro (a taxa da terceira semana só será divulgada pela fundação em janeiro). O valor registrado em dezembro pela Fipe é o menor semanal desde meados de setembro. A Fipe também registrou este mês tendência de redução do ritmo dos aumentos de alimentos, que têm sido os grandes vilões na capital. Após seguidas semanas de deflação, de julho até setembro, os preços dos alimentos entraram em espiral de alta em outubro, alcançando mas maiores taxas, de 0,76% e 0,74%, respectivamente, na terceira e na quarta semana de novembro.
As taxas de variação de preços dos demais setores pesquisados pelo Ibre foram as seguintes: Habitação (-0,01%), Saúde e Cuidados Pessoais (-0,06%), Despesas Diversas (-0,42%), Vestuário (0,22%), Educação, Leitura e Recreação (0,84%, com destaque para o aumento de preços dos jornais) e Transportes (0,21%, em que pesaram aumentos de combustíveis e lubrificantes).