Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Trinta e duas novas escolas de educação técnica profissional devem ser construídas no país, 25 delas no ano que vem. O anúncio foi feito hoje (26) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, depois de apresentar ao presidente Luiz Inacio Lula da Silva uma proposta de ampliação da rede federal de educacao profissional.
Para a construção das novas unidades, serão necessários recursos da ordem de R$ 150 milhões. De acordo com Haddad, a liberação de R$ 57 milhões já estava prevista para janeiro de 2006.
A construção de novas escolas técnicas no país estava proibida desde 1998. Um dispositivo da lei 9649 estabelecia que escolas técnicas só poderiam ser construídas caso estados, municípios, Organizações Não Governamentias (Ongs) ou empresas assumissem a manutenção dessas instituições. O dispositivo foi revogado na semana passada pelo Congresso.
"Agora, nenhum estado deixará de contar, a partir do próximo ano, com pelo menos uma escola técnica", disse Haddad, ao deixar o Palácio do Planalto. Atualmente três estados (Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá ) e o Distrito federal não contam com escolas técnicas.
A expectativa do governo, de acordo com o ministro, é beneficiar cerca de 67 mil estudantes. Atualmente existem 109 escolas técnicas no Brasil.