Alunos cotistas do Prouni poderão ter acesso a 26 mil vagas em universidades privadas ano que vem

26/12/2005 - 17h50

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília – Os estudantes que fazem parte das cotas para portadores de necessidades especiais, negros, pardos ou indígenas no Programa Universidade para Todos (Prouni) devem contar com 30% das 90 mil vagas disponíveis nas universidades privadas, no primeiro semestre de 2006.

Ao todo serão mais de 26 mil vagas para os alunos cotistas. Segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil deve cumprir o Plano Nacional de Educação, que prevê maior número de estudantes na educação superior. Hoje, apenas 9% dos jovens entre 18 e 24 anos estão na universidade. A meta é aumentar esse número para 40%.

Para os alunos que desejam entrar no Prouni pelo sistema de cotas, existe um percentual fixo do número de bolsas, que é reservado com base nos dados do percentual de negros e indígenas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cada estado.

De acordo com o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro, para garantir uma vaga nas cotas do Prouni é preciso se autodeclarar afrodescendente.

"O MEC aceita a autodeclaração como é recomendado pela lei. No caso de indígenas, exigimos algumas informações complementares do candidato, como a etnia a qual pertence, qual a língua que fala", disse.

Carneiro afirmou ainda que os alunos têm conseguido realizar as inscrições sem problemas. De acordo com ele, até agora já foram registrados 550 mil inscritos. "De qualquer forma temos ainda uma semana pela frente, a inscrição no site vai ficar aberta durante todo o final do ano", informou. "Aqueles que tiverem mais dificuldades devem acessar o site em horário mais folgados."

Para participar do processo, os alunos precisam ter obtido a nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005 e ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares.

A renda familiar também não pode ser maior que três salários mínimos por pessoa. O prazo para inscrição no Prouni vai até 2 de janeiro. O resultado da seleção feita pelo MEC será divulgado no dia 6 de janeiro. A partir de 9 de janeiro, os estudantes devem procurar a instituição em que foram aceitos para fazer a confirmação dos dados socioeconômicos e provar que tem direito à bolsa. O site do Prouni é http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/