Lula diz que era questão de honra resolver problema de vagas para carros em Congonhas

23/12/2005 - 10h04

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao inaugurar as obras de modernização do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que era "uma questão de honra" resolver o problema de vagas para carros no local. "Era impossível se você viesse de carro para o aeroporto ou com alguém dirigindo para você; tinha que descer com o carro andando porque se parasse o guarda multava", lembrou.

Nesta sexta-feira (23), foi inaugurada parte do edifício-garagem que oferecerá 1,4 mil vagas de estacionamento, 200 a mais que o total disponível atualmente. Com a conclusão da obra em 2006, o edifício terá capacidade para 3,4 mil automóveis. "Eu duvido que tenha alguém que tenha chegado a São Paulo numa sexta-feira à tarde que não tenha xingado pelo menos uma meia dúzia de mães por esse país afora", acrescentou Lula sobre a falta de vagas. O edifício-garagem também terá lojas e espaço para exposições e eventos.

Também foi inaugurada a obra de ampliação da sala de embarque que ganhou mais 2.200 metros quadrados e quatro novas pontes de embarque. "Qualquer coisa que nós fizermos por São Paulo ainda é pouco diante da contribuição que São Paulo dá ao conjunto da nossa Federação", disse o presidente.

As pistas internas do aeroporto estão sendo reestruturadas para melhorar o fluxo de veículos. A previsão é de que as obras que incluem a instalação de novas escadas rolantes, elevadores, balcões de atendimento e reforma do saguão e da fachada sejam concluídas em 2007.