Dom Cláudio Hummes defende programas específicos de inclusão para moradores de rua

23/12/2005 - 19h31

Brasília, 23/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes defendeu a "criação de programas específicos para a inclusão social das pessoas que estão na miséria, sem acesso ao mercado de trabalho".

No 3° Encontro de Natal com Catadores de Papel, realizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, ele afirmou que "as cooperativas estão dando um apoio importante nessa direção e podem ajudar muito a quem está procurando trabalho". E acrescentou que "a coisa mais importante para a pessoa humana é ter trabalho digno e, assim, ganhar a vida para manter seus dependentes".

Dom Cláudio Hummes lembrou ainda que "há uma grande parcela de pessoas que vivem na rua que podem trabalhar e querem trabalhar. E todos devem lutar para encontrar esse caminho de inclusão, apressando esse processo". Ele disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente ao encontro, "tem a atitude admirável de se colocar ao lado desse povo".

Na solenidade, em que os catadores de papel comemoraram a inauguração de sua primeira cooperativa – Cooperativa dos Catadores de Papel, Apara e Materiais Recicláveis (Coopamare) – o padre Júlio Lancelotti, organizador do encontro, disse que a iniciativa visou "simbolizar a busca do trabalho, o resgate da dignidade e da cidadania, e assegurar a igualdade racial e os direitos da pessoa humana".