Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse aos catadores de papel paulistas que o governo federal está à disposição do governo de São Paulo para ajudar nas investigações sobre assassinatos de trabalhadores de rua. Para isso no entanto segundo lembrou "os crimes têm que ser federalizados, para que legalmente a Polícia Federal possa ajudar".
Lula se colocou à disposição do governador Geraldo Alkmim e disse que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, também poderá conversar com representantes dos movimentos sociais paulistas sobre o assunto na próxima semana.
O presidente lembrou que a interferência da Polícia Federal, que "tem sistema de inteligência e aparelhamento adequado para trabalhos mais sofisticados, permitiu que em 6 meses fossem presas pessoas que participaram de crime contra o fiscal do trabalho na cidade mineira de Unaí e também em 4 meses foi desvendado o crime da irmã Doroty, ocorrido na Amazônia".
Ele esteve hoje (23) no no 3º Encontro de Natal com Catadores de Papel, em Pinheiros (São Paulo). Os catadores de papel de São Paulo estão inaugurando no encontro a sua primeira cooperativa, por isso convidaram o chefe do governo a participar. Trata-se da Cooperativa dos Catadores de Papel, Apara e Materiais Recicláveis (Coopamare).