Programa de Gestão de Atendimento será implantado em mais 30 agências do INSS em janeiro

22/12/2005 - 9h55

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Previdência e Assistência Social, Nélson Machado, informou hoje que o Programa de Gestão de Atendimento (PGA), implantado em novembro deste ano em 30 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será lançado em janeiro em mais 30 agências. O PGA, segundo ele, é uma das medidas adotadas pelo governo para melhorar o atendimento aos segurados do INSS, juntamente com investimentos em tecnologia de informação, capacitação de novos funcionários e realização de concursos públicos. O ministro participou de entrevista a emissoras de rádio de todo o país coordenada pela Rádio Nacional.

"O programa de Gestão de Atendimento (PGA) é muito importante e, em janeiro, nós vamos lançar em mais 30 outras agências. Em março, serão mais 40 e, em junho, vamos entrar com um Programa de Capacitação e Treinamento a distância usando rádio, televisão e a rede de computadores, para atingir todas as nossas 1.200 agências no país inteiro", disse.

Machado explicou que está trabalhando em um plano de capacitação de servidores para o próximo ano que deverá atingir cerca de 20 mil funcionários. O programa consiste na visita a cada agência do sistema e na discussão de um modelo de gestão com os funcionários de modo a melhorar o atendimento. Ele contou que uma experiência-piloto feita em cinco grandes agências de São Paulo resultou em atendimento mais rápido e redução do número de processos.

De acordo com o ministro, depois da compra de 27 mil novos computadores para substituição dos antigos nas agências do INSS, o ministério está investindo R$ 45 milhões na compra de novos computadores para a Dataprev, que é a empresa de processamento de dados da Previdência.