Petrobras compra negócios da Shell na Colômbia, Paraguai e Uruguai

22/12/2005 - 14h52

Rio, 22/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras adquiriu hoje (22) por cerca de US$ 140 milhões (algo em torno de R$ 330 milhões) os negócios da Shell na Colômbia, Paraguai e Uruguai. Em nota à imprensa, a estatal informa que a operação está em sintonia com o objetivo de consolidar a companhia "como uma empresa de energia, com forte presença internacional e líder na América Latina".

Estão incluídas no acordo a totalidade das operações da Shell no Paraguai e Uruguai e a unidade de negócios de combustíveis na Colômbia.

No conjunto, a empresa brasileira adquiriu 261 postos de abastecimento, sendo 52 com lojas de conveniência, além de indústria de mistura de lubrificantes, um terminal de produtos básicos, ativos na comercialização de GLP (gás de cozinha) e instalações para comercialização de produtos para aviação nos aeroportos de Assunção e Ciudad del Este, no Paraguai, e Carrasco, no Uruguai.

De acordo com a nota, o mercado latino-americano apresenta "ótimo potencial de crescimento e possibilidade de sinergia com os atuais ativos da Petrobras no continente". O valor final da transação, segundo a assessoria de imprensa da estatal, só será definido na passagem definitiva dos ativos da Shell para a Petrobras durante o próximo ano. A empresa já atua na distribuição na Argentina e na Bolívia.