Prêmio Jovem Cientista será entregue amanhã em Brasília

11/12/2005 - 9h22

Brasília - Ana Beatriz Gorini da Veiga, que realizou uma pesquisa sobre o veneno das taturanas, é uma dos vencedores do XXI Prêmio Jovem Cientista, a ser entregue amanhã (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, às 15h30.
A pesquisa de Ana Beatriz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pode levar a uma nova medicação para doenças cardiovasculares.
Outros pesquisadores com pesquisas premiadas desenvolveram também trabalhos sobre Sangue –Fluido da Vida, escolhido para o tema dessa edição.
Além de Ana Beatriz, na categoria graduado foram vencedores os biólogos Adriana da Silva Santos Duarte,da Unicamp(SP); e Rodrigo Alexandre Panepucci, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP).
Na categoria estudante do ensino superior receberão a premiação Amanda Meskauskas, da Universidade de Santo Amaro (SP); Samuel de Souza Medin, da Unicamp; e Fábio Marques do Nascimento, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP).
Haverá, também, premiação para os três melhores trabalhos de alunos do ensino médio. A Unicamp vai receber a distinção na categoria mérito institucional, que apresentou o maior número de inscrições com mérito científico. O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, vai receber R$ 30 mil, que serão aplicados em pesquisas.