Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), disse que algumas sub-relatorias deverão encerrar os trabalhos antes de abril, prazo para a apresentação do relatório final pelo relator Osmar Serraglio (PMDB-PR). Segundo ele, as sub-relatorias de movimentações financeiras, de contratos e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) estão com trabalhos bem adiantados.
No fim de dezembro, o relator fará uma ampla prestação de contas de todas as investigações em andamento. Serraglio esperar ter pronta essa prestação de contas até o próximo dia 20. Como o Congresso deverá entrar em recesso branco no natal e nas festas de ano novo, o presidente da CPMI acredita que a comissão realizará apenas trabalhos internos nas duas últimas semanas de janeiro.
Sobre a sub-relatoria dos fundos de pensão, que começou a apresentar resultados na semana passada com a primeira prestação de contas feitas pelo deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), o senador acredita que não se pode falar, ainda, sobre qualquer antecipação do resultado das investigações. "Esta é uma sub-relatoria nova, que investiga um tema árido e, por isso, não podemos falar em antecipações", afirmou Delcídio.
Para esta semana estão previstos depoimentos na sub-relatoria de contratos. Na terça-feira (13), a partir das 13 horas, serão ouvidos o sócio da empresa Grotera, Ricardo Ramos Quirino, o sócio da empresa Link/Bagg, Maurício Pinho de Santana, e o ex-presidente dos Correios, José Carlos Rocha Lima.
Na quarta-feira (14), a sub-relatoria de Contratos tomará depoimentos de três sócios da empresa aérea Beta, que dividia as licitações da Rede Postal Noturna com a empresa Skymaster. No relatório parcial do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), as duas empresas são acusadas de "conluio" para manobrar as licitações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). No dia 14, serão ouvidos Lincoln Pereira Frade, Regiane Vencigueri Pimentel e Francisco Marques Carioca, todos sócios da Beta.
Também está previsto para a quarta-feira, às 19 horas, o depoimento na sub-relatoria de Contratos do sócio da Cortez Câmbio e Turismo, Carlos Alberto Taveira Cortez. Na quinta-feira (15), a sub-relatoria tomará o depoimento de outros três sócios da empresa Beta: Ioannis Amerssonis, Éder Jouber Ribeiro Cabo Verde e Reginaldo Reges Menezes Fernandes.