Alessandra Bastos
Enviada especial
Cavalcante (GO) – Os quilombolas da Comunidade Kalunga, localizada em Goiás, tiveram esta semana seu primeiro contato com um computador. Na área rural do município de Cavalcante, foi instalado um computador com acesso a internet na escola local.
A medida é uma das que compõem o Pacote da Cidadania, uma ação interministerial coordenada pela Secretaria Especial de Política e Promoção da Igualdade Social (Seppir), que tem por objetivo assegurar o desenvolvimento socioeconômico dos núcleos quilombolas e monitorar as medidas do governo federal direcionadas a essas comunidades em todo o país. A instalação do computador faz parte do Projeto de Inclusão Digital, do Ministério da Integração Nacional.
O morador da comunidade Engenho II, Leonídio Francisco Maia, que tem 14 anos, já faz planos de viajar pelo mundo apenas apertando botões. "É só clicar e os arquivos abrem", diz, orgulhoso, ensinando aos mais novos.
O núcleo quilombola é um dos que fazem parte de Kalunga, junto com as comunidades Malhadinha, Vão de Almas, Forno Choco e Vão da Prata. Atualmente, vivem na região 1.200 famílias, distribuídas nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina.
Como parte das ações, também foi inaugurada, no centro de Cavalcante, a Casa Kalunga, construída em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para atender a uma a reivindicação antiga dos moradores. O local deve funcionar como pólo de referência para a implementação de projetos sociais, entre eles, o de inclusão digital.