Vendas da indústria fluminense em outubro caem 3,7% em relação a 2004

28/11/2005 - 18h01

Rio, 28/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - As vendas da indústria fluminense no mês de outubro caíram 0,6% em relação a setembro, já com o ajuste sazonal, e 3,70% na comparação com outubro de 2004.

O resultado, segundo a economista Luciana Marques de Sá, chefe da assessoria de Pesquisas Econômicas da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), sofreu a influência do setor de minerais não metálicos, que enfrentou redução de 55,78% nos pedidos de combustível nuclear. "A gente tem também impactos dos juros altos", lembrou.

No ano, porém, as vendas industriais subiram 6,61%, em relação ao mesmo período de 2004. Dos 13 setores pesquisados no estudo divulgado hoje (28) pela Firjan, a economista observou que apenas quatro apresentam trajetória de aceleração. "Mesmo entre aqueles que apresentam crescimento e variação positiva no ano, muitos já desaceleram, como é o caso dos setores metalúrgicos e minerais não metálicos", explicou.

Na avaliação da especialista, "os números atestam que continua o processo de acomodação da atividade industrial fluminense", já detectado no terceiro trimestre do ano. E mesmo que os indicadores fiquem estáveis nos meses de novembro e dezembro, o desempenho da atividade no ano deverá fechar com crescimento de vendas em torno de 7% – um pouco abaixo do estimado, que era de 10%.

Até o fim do ano, acrescentou, "as variáveis são positivas e indicam um quadro de emprego favorável, com recuperação de renda. E a própria continuidade do processo de queda dos juros terá um efeito positivo nos próximos meses".