Políticas públicas para combater uso indevido do álcool são tema de conferência

28/11/2005 - 6h29

Brasília - Cientistas e autoridades internacionais vão discutir de hoje (28) até a próxima quarta-feira, em Brasília, políticas públicas para combater o uso indevido do álcool e os problemas regionais relacionados ao consumo abusivo da droga lícita mais usada nas Américas.

A 1ª Conferência Pan Americana de Políticas Públicas sobre o Álcool, que será realizada no Hotel Blue Tree Alvorada, será aberta na manhã de hoje pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jorge Armando Felix. Os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e da Saúde, José Saraiva Felipe, foram convidados para a abertura do evento.

O secretário nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, irá apresentar o padrão de consumo de bebida alcoólica no Brasil e as medidas que serão tomadas pelo governo para reduzir a demanda. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo de bebidas alcoólicas por brasileiros cresceu 70,5% em 35 anos, o que inclui o Brasil na lista dos 25 países que mais aumentaram o uso de bebidas alcoólicas. Em países como Chile, Argentina, Canadá e Estados Unidos o consumo decresceu em (57,6%), (48,2%), (11,1%), (15,1%) respectivamente.

A conferência é uma iniciativa da Secretaria Nacional Anti-Drogas e da Organização Pan Americana da Saúde. Durante o evento os especialistas Thomas Babor, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Connecticut (EUA), e Jürgen Rehm, do Centro para Dependência e Saúde Mental do Canadá, irão proferir palestras e dirigir grupos de trabalho sobre a elaboração e implementação de políticas de combate ao uso do álcool.